A Adobe anunciou, nesta terça-feira (14), novas ferramentas de inteligência artificial (IA) que ajusarão os usuários durante a edição de vídeos na plataforma. A ferramenta Generative Extend, por exemplo, possibilitará criar pequenos vídeos de até 2 segundos a partir de prompts de texto e imagem, visando fazer transições suaves. Isso é útil especialmente nos momentos em que a gravação do conteúdo fica curta demais, ou quando há falhas no meio da cena. O recurso de IA generativa também poderá auxiliar a corrigir movimentos, já que desenvolverá extensões de vídeo e áudio para complementar a edição. Vale ressaltar que essas criações serão feitas em segundo plano, para a pessoa continuar utilizando o software e o recurso Generative Extend, porém, está disponível apenas para os assinantes do Adobe Premiere Pro. Confira mais detalhes a seguir.
A plataforma de edição de vídeos e imagens também divulgou duas novas ferramentas, que vão ficar disponíveis para o público no Adobe Firefly, site que reúne recursos de IA generativa da Adobe. Os interessados poderão acessá-las sem necessidade de pagamento, mas com limitação de uso.
O recurso chamado Text-to-Video serve para os usuários escreverem uma descrição de texto para gerar um vídeo. A ferramenta consegue criar diversos estilos, como filme, animação 3D e stop motion. Os clipes feitos pela IA podem ser editados com controles que simulam ângulos de câmera, movimento e distância.
Já o recurso Image-to-Video permite que os usuários incluam uma imagem de referência além do comando escrito, para deixar o resultado ainda mais preciso. Vale ressaltar que essas duas ferramentas conseguem fazer vídeos de, no máximo, cinco segundos. Todas as ferramentas citadas -- Text-to-Video, Image-to-Video e Generative Extend -- demoram aproximadamente 90 segundos para dar resultados, no entanto, a Adobe diz que está trabalhando para diminuir esse tempo.
A empresa ainda afirma que as novas ferramentas de IA são comercialmente seguras, pois foram treinadas com conteúdo que ela tinha permissão para usar. A Adobe reforça, ainda, que não treinou a IA com imagens e vídeos de drogas, nudez, violência, personalidades da política ou conteúdos protegidos por direitos autorais.
Comments